Skip to content

Faleceu Daniel Bensaid

14/01/2010

por Heloísa Helena e Pedro Fuentes

Hoje recebemos a triste noticia do falecimento do camarada Daniel Bensaid, gravemente doente havia vários meses. Nos últimos tempos militantes, Daniel foi uma personalidade fundamental para formar o Novo Partido Anticapitalista na França com o qual o PSOL está construindo e quer seguir construindo uma intensa colaboração.

Nós que assinamos esta nota, como outros militantes do PSOL, o conhecemos há tempos; compartilhamos com ele um caminho e um compromisso comum gestado em anos de luta e militância pelo socialismo.

Bensaid se fez militante revolucionário desde sua adolescência, fundou em 1966 a Juventude Comunista Revolucionária. Foi um dos atores principais do grande movimento francês que sacudiu o mundo, o de Maio de 68. Comprometido com todos os combates internacionalistas, foi igualmente um dos principais dirigentes da LCR e da IV Internacional. Como militante foi autor de uma ampla e extensa obra que inclui mais de 30 livros em francês. Sendo professor da Universidade de Paris não se deixou levar pela conhecida arrogância academicista; combinou durante toda sua vida a teoria com a prática.

Nesta hora em que vivemos, repleta de dificuldades para as classes exploradas e oprimidas, sentimos a perda de um grande combatente. Mas se manterão conosco sua obra e sua história militante. Quando alguém importante se vai, a melhor homenagem, o melhor memorial que se pode fazer, é usar esta obra e esta história aprendendo com elas.

Daniel, descanse em paz. Tua obra foi “intempestiva” e viverá não somente na militância do NPA, mas também na do PSOL e de muitos abnegados militantes, que espalhados pelo planeta resistimos e lutamos por este novo mundo socialista.

Heloísa Helena, presidente do PSOL

Pedro Fuentes, Secretário de Relações Internacionais do PSOL

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: