Skip to content

Notícias e análises sobre a crise econômica européia e a resistência social latino americana

17/05/2010

O vulcão grego em erupção

Pedro Fuentes

 Em abril passado, a nuvem provocada pelo vulcão da Islândia praticamente paralisou o tráfico aéreo europeu por cinco dias. Há alguns dias, a nuvem voltou a se manifestar, e foi então o momento de fechar aeroportos em Portugal e na Espanha. Trata-se de um fenômeno natural, que costuma ocorrer aproximadamente a cada cem anos. Porém, há outro vulcão em erupção na Europa, e de natureza distinta ao da Islândia: um vulcão na Grécia. Este outro vulcão pode ter efeitos muito mais drásticos que o fechamento de aeroportos europeus. Na república helênica, o movimento social se assemelha a um vulcão que estourou como resposta aos planos de ajustes do governo social-democrata do PASOK, provocados pela brutal crise econômica no país. …… LEIA MAIS!

 Grécia: isso é um assalto!

 Miguel Giribets (especial para ARGENPRESS.info)

 A Grécia é membro da Zona Euro desde 2001. Para conseguir isso, os governos gregos falsearam descaradamente os dados econômicos do país nos últimos 9 anos. Goldman Sachs, um dos maiores bancos dos EUA, ajudou a maquiar 15 bilhões de euros de dívida externa como divisas e não como empréstimos em 2001, para que o país cumprisse com os acordos da União Européia (UE) em matéria de endividamento público. Goldman Sachs recebeu 300 bilhões de euros como comissão da operação, e uns 735 bilhões de euros no emprego destes valores a partir de 2002.

…… LEIA MAIS!

Declaração sobre a Crise Européia

 Organizações de Esquerda de 17 países Europeus

 1.    A crise econômica global continua. Enormes quantidades de dinheiro foram injetadas no sistema financeiro – 14 bilhões de dólares para medidas de salvação nos EUA, Grã Bretanha e da Zona Euro; 1,4 bilhões em 2009 para empréstimos bancários na China – tantos esforços para alcançar uma nova estabilidade na economia mundial. Mas se esses esforços serão suficientes para produzir um reestabelecimento durável é uma questão em aberto. O crescimento segue sendo muito débil nas economias avançadas, enquanto o desemprego continua aumentando.  Existem temores de que está se desenvolvendo uma nova bolha financeira, desta vez com centro na China.

…… LEIA MAIS!

  

Mais de 300 mil manifestantes na greve geral contra as políticas ultra neoliberais do FMI, da U.E. e do governo da Grécia

Costas Isychos, membro do Comitê Central do Synaspismos

 Todo o povo luta para que estas politicas parem agora e aqui, que não contagiem ao resto da Europa. Necessitamos que as lutas solidárias de nossos irmãos trabalhadores na Espanha, Portugal, Itália, Irlanda e no resto da Europa se fortaleçam. Não queremos a construção de uma Europa neoliberal e autárquica. …… LEIA MAIS!

 

 Gigantesca Marcha em Honduras no 1º de maio, em resposta ao terror e à miséria

 Possivelmente só a marcha de Havana, Cuba, foi maior na América Latina e no Caribe. Porque a marcha do 1º de Maio na capital hondurenha ultrapassou todas as expectativas e deve se interpretada como uma clara advertência ao regime de Pepe Lobo “Não tente brincar com o povo trabalhador organizado, pois a resposta será firme!”

…… LEIA MAIS!

 

Assista ao Vídeo do 1º de Maio Hondurenho:  http://vimeo.com/11393056

 

Fundada uma Nova Esquerda na República Dominicana: O Movimiento Caamañista

Pedro Fuentes           

             Com a presença de mais de 100 delegados representantes de núcleos caamañistas de inúmeras províncias da República Dominicana, realizou-se o Congresso Caamañista. Um congresso que deu origem a um novo partido com o qual o PSOL deve construir estreitas relações, sentindo-se um partido irmão. Na realidade, já deu passos neste sentido ao se fazer presente através da Secretaria de Relações Internacionais, participando e apoiando o congresso. Este novo partido significa um avanço não só para os trabalhadores e setores pobres da República Dominicana, mas também para todo o movimento anti-imperialista e socialista da America Latina. …… LEIA MAIS!

Anúncios

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: